terça-feira, 17 de julho de 2007

Como reconhecer um herói?

O que é preciso para se reconhecer um herói?
Na minha opinião, basta olharmos os dias que estão passando à nossa volta, em que os olhos do mundo se voltam para o Rio de Janeiro, nos XV Jogos Pan Americanos.
Vemos pessoas competindo em diferentes modalidades esportivas para conseguirem um recorde, uma medalha, uma vitória.
Mas vemos mais do que isso.
Vemos lágrimas de uma menina de 16 anos ao cair e não completar bem sua apresentação diante de milhares de vozes do público de sua cidade natal, gritando o seu nome.
Vemos um homem que chora ante o hino de seu país e clama por melhores condições para aqueles que como ele lutam para continuar a disputar nas competições.
Vemos dois irmãos que carregam além do mesmo nome, uma medalha no peito e o orgulho de toda uma nação.
Vemos pessoas até ontem desconhecidas que mostram que podem se superar a cada instante.
Vemos muito mais do que competições esportivas, vemos um panteão de homens e mulheres que dedicam suas vidas a conquistarem mais do que uma vitória. Buscam elevarem o nome de seus paises.
Neste Pan Americano é possiível reconhecermos muitos heróis. Eles continuarão seus destinos rumo às vitórias, mas muitos deles talvez não mais serão vistos pelos olhos da televisão com tanta freqüência como nesses dias. Mesmo assim, eles deixam um importante legado: lutar sempre por aquilo em que se acredita.
Heróis que carregam em seu sangue o Fogo Olímpico, dado pelos deuses para mostrar a todos os homens que eles podem ser muito mais do que sonham.
A conquista maior é a glória do povo que acredita e segue seus heróis rumo aos seus sonhos!

Nenhum comentário: